Blog Nutriindo

Dicas valiosas para aprender o nutir e o alimentar.

Por Dra. Luciana Tocci Belpiede

Nutrientes necessários para produção de melatonina

A química é parte do organismo humano em seus mais diversos níveis de complexidade. Para mantê-lo vivo, em qualquer que seja a circunstância fisiológica (como na gestação ou lactação), uma infinidade de reações são necessárias para transformação de moléculas tornando-as capazes de exercer suas funções.

De maneira geral, essas reações são dependentes de enzimas e cofatores: as enzimas são proteínas que aceleram essas reações e os cofatores servem como facilitadores da ação dessas enzimas e podem ser vitaminas ou minerais adquiridos pela ingestão de alimentos fonte.

Para compreender um pouco melhor essa relação vejamos o exemplo da melatonina: sua via de síntese tem início com o triptofano, que se transformará quimicamente até originar a melatonina. O triptofano é um aminoácido essencial e, portanto, adquirido pela alimentação.

Essa via ocorre tanto na glândula pineal (localizada no centro do cérebro), quanto nos demais tecidos que expressam as enzimas necessárias para essa transformação. As reações intermediárias dessa via, além de dependerem de enzimas específicas, também necessitam de cofatores, tais como algumas vitaminas do complexo B.

A enzima-chave desta via, conhecida como AANAT, na pineal, possui atividade restrita à noite (desde que escura) e a enzima HIOMT ou ASMT é dependente da doação do grupamento químico metil, proveniente da via de ativação de ácido fólico (B9) que, por sua vez, é dependente de enzimas que utilizam B12 e B6 como cofatores.

Pensar na melatonina, em todas suas ações desempenhadas no organismo e na sua relação com a nutrição é, no mínimo, pensar no “status” dos nutrientes triptofano, B6, B9 e B12!

Indicação prática:

Alimentos fontes de:
Triptofano- carnes, peixes, aves, leguminosas, leite e derivados, ovos, banana
B6- carnes, peixes, aves, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, aveia
B9- hortaliças verde-escuras, cereais integrais, leguminosas, frutas cítricas
B12- carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados

Dra Luciana Tocci Belpiede
Nutricionista
CRN 28105

Acompanhe meu trabalho
@nutriindo_
nutriindo.com.br

Foto de Dra. Luciana Tocci Belpiede

Dra. Luciana Tocci Belpiede

Nutricionista especializada em nutrição pediátrica.

Compartilhe esse artigo:

Leia também:

Não nascemos sabendo comer. O comer é aprendido…
Se é aprendido, alguém deve ensinar…

Será que sabemos alimentar?

Contato:

plugins premium WordPress