Compreender que somos parte de gerações anteriores e que podemos marcar as próximas gerações nos deixa mais propícios a ampliar muitas de nossas percepções sobre saúde e doença. Cientistas, no mundo, tem investigado as “origens de desenvolvimento da saúde e da doença” à partir dessa herança o que originou o conceito DOHaD, sigla do termo em inglês “developmental origins of health and disease”.
Esse conceito surgiu na tentativa de explicar ou relacionar o estado de saúde, bem como o risco de desenvolvimento de doenças (tanto nas crianças quanto na vida adulta) à partir das condições ambientais vivenciadas nos períodos de maior susceptibilidade, por exemplo, gestação, lactação e infância.
Ou seja, é provável que muitas das características que você manifesta hoje (das mais diversas modalidades) sejam reflexo das condições que vivenciou no ambiente intrauterino que, por sua vez, refletem o estilo de vida e saúde maternos: se ela passou por algum estresse, se praticou exercícios físicos, se consumiu alimentos ricos em açúcar refinado ou gordura saturada.
O estilo de vida e saúde de seu pai também contribuiu para a definição dessas características: se foi fumante, se consumiu bebida alcoolica, ou alimentos ricos em açúcar refinado e gordura saturada, se praticou exercícios físicos!
As evidências iniciais surgiram de dados epidemiológicas e atualmente as investigações do DOHaD contemplam estudos experimentais e clínicos das mais diversas especialidades e que englobam as mais diversas características, tais como as fisiológicas, metabólicas, moleculares, comportamentais, antropológicas e sociais.
Dra Luciana Tocci Belpiede
Nutricionista
CRN 28105
Acompanhe meu trabalho
@nutriindo_
nutriindo.com.br












